L(Environment)SCANT: Ambiente

by

yemanjaNa aula apresentamos a parte de Ambiente de LESCANT.

Tem duas tarefas:

1.  Vai para o Facebook para postar pelo menos 3 fotos no grupo: 2014 Salvador, Brazil – Language and Culture Summer.  Favor de incluir comentários e análise do conflito cultural que faz parte da foto.

2.  Aqui nesse post, favor de acrescentar pelo menos 2 comentários (tem que postar 2 vezes) com observações e análise sobre coisas que você viu que mostram essa diferença cultural.

Esses comentários poderiam incluir:  características físicas, características geográficas, opinião sobre a tecnologia, família, sistema educacional, sistema de classe social, papel masculino/feminino, individualismo, religião, mobilidade, tempo lazer, etc.  Eu também incluo as comidas dentro da categoria Ambiente.

Nessa foto, achei que a casa de yemanjá era um exemplo exelente da influência religiosa da região.

Tags: ,

31 Responses to “L(Environment)SCANT: Ambiente”

  1. Stephanie Murphy Says:

    Eu vejo muitas coisas aqui que nunca acharia nos EUA. Por exemplo, os elevadores. Nos EUA, não temos outra porta para abrir. Somente temos a porta mesma do elevador. Também acho coisas diferentes nas lojas. As lojas são pequenas porque as coisas para vender são separadas. Quem trabalha na loja ajuda os clientes achar tudo. Quando é a hora de pagar, não tem uma caixa, só uma calculadora e papel. Finalmente, as lojas embrulham (gratuitamente) as compras para você levar ou dar de presente.

  2. Elena Bessire Says:

    Uma coisa interessante do ambiente para mim é o clima. E sendo um local tropical, vi que a maioria dos protetores e bloqueadores solares são de baixa proteção. A primeira vez que vi um protetor solar com um FPS de só 4, achei que foi um erro, que faltou o zero para ser 40. Mas depois desse surpresa inicial, entendi que como a maioria das pessoas têm pele escura e/ou gostam de estar no sol, não precisam de alta proteção nos bloqueadores como nos Estados Unidos, onde é comum ver bloqueadores com um FPS de 45, e até 75.

    E falando mais de como os brasileiros gostam de tomar sol, eu tive esta experiência: Fui para comer num restaurante com minha família aqui, e nos sentamos em uma mesa ao aire livre. Eu fui a última em sentar-me, e só havia uma cadeira na sombra. Minha mãe pediu a sua filha, que estava sentada no sol, para trocar de assento comigo para que eu ficasse no sol. Então, estar no sol é mais preferível e positivo aqui que nos Estados Unidos, onde ninguém preferia um assento no sol, e tomar sol é considerado algo mau para a saúde.

    Finalmente, se você quer mais informação sobre a diferença entre protetor solar e bloqueador solar, este link tem um boa resposta a essa pergunta:

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081201155020AA4VDtN

  3. Bobby Abrams Says:

    eu penso que o ambiente aqui e poder estar sujo em alguns lugares e muito bonito em outras. o ambiento do empregos e poder grosso as vezes como quando brasileiros chamam garcoms, “moco ou moca.” eu entendo que isso e nao grosso aqui mas.. nao senta direito para mim. entao coisas sao diferente aqui. todas pessoas tem uma empregada em casas deles. muitos cachorros e pessoas vivem na rua e sobrevivem pelo pedindo para dinheiro.

  4. Kristen Klenow Says:

    O ambiente em Salvador é baseado no clima. Pessoas morando aqui não gostam de um clima que muda muita na tempuratura, e é geralmente mais ou menos quente. Parece que esse fato é retratada na outras maneiras também. O sentimento em Salvador é sobre descanso, gostando da qualidade da vida mais que da quantidade, um sentido muito tranquilo.

  5. Marisol Says:

    A maior diferença que eu vi aqui é que quasi não tem muito ar condicionado. Eu achei muito estranho por que aqui tem um clima mais quente todo o ano. E tambem na escola o ar condicionado não é central. Eu acho que nos como americanos que estamos acostumados ao ar condicionado sentimos que é intoleravel. Mas para os locais que talvez não estam acostumados não é problema.

  6. Cory Hahn Says:

    Não sei onde começar. O tópico é tão aberto que puser escrever para uma semana inteira sem parar (e sem parar de encontrar exemplos). Suponho que, para mim, o sistema do classe social está o mais chocante exemplo do . Aqui no Brasil domina um sistema rígida em que as pessoas não têm a oportunidade de subir. No meu opinião, ver a pobreza tão próximo do lado da riqueza é uma das coisas mais tristes, mais vergonhosas das realizações do ser humano. Mostra que o só serve para os que têm, e isso não é nada de serviço. O sistema, nesse caso, é uma coisa mais-ou-menos ambíguo, mas também é o sistema mesmo que se esconde na vida política e no mundo capitalista (o qual depende do estranhamento da classe baixa).

  7. KC Biebighauser Says:

    O ambiente em Salvador é muito diferente do que o ambiente no Estados Unidos. Em Salvador eu já observei que as pessoas estão acostumados com o calor e por isso, muitas pessoas não têm muito ar condicionado e sempre têm as janelas abertas. Na minha casa aqui por exemplo, minha mãe não entende porque eu sempre quero o ventilador no meu quarto estar trabalhado. Ela acha que é perfeito com as janelas abertas mas eu acho que é muito quente e eu preciso um ventilador o tempo todo!

  8. Orlando Says:

    Esse é o comentário da Gina:

    Nao encontrei o lugar onde deixar os comentarios sobre ambiente. Deixo aqui.

    Environment: No Salvador a temporada e diferente que em outros partes do mundo. E muito quente e a chuva. Por isso a estilo de vida e diferente. Durante abril e maio tem que chevar parachuva quasi sempre. Tambem, existem doencas diferentes que sao problematicas. Por exemplo, o dengue e problamatica por causa de cor e humedade. Outra diferenca e que ha muitas casas sao mais abertos porque nao e preciso fechar bem para calentar a casa.

  9. Preston Achilike Says:

    Eu descobri muitas fotos que foram relacionados com o aspecto ambiental da LESCANT. Em bahia vi que era uma santuario escondido entre vários pequenos edifícios. Foi um sanctaurio de Shoenstatt, que é um movimento de Maria na Igreja Católica. Schoenstatt foi iniciada na Alemania e representa uma forma orgânica de vida. Nos Estados Unidos, movimentos não são uma coisa muito grande e tecnologia é algo Brazillianos tentar não usar muito aqui. Sua fé está ligado à forma como eles devem viver suas vidas.

    Tamben, me interessa se a importância da reciclagem no Brasil e da cultura locais separados para a reciclagem de cada tipo de material. Ex: papel, plástico, alumínio.

    Acho que outro bom exemplo foi a arte que eu vi em muitas casas. Em muitas casa americano seria estranho para encontrar arte nudo na sala. A veces louco.

  10. Preston Achilike Says:

    Esqueci alguma coisa. As pessoas não vê muitas pessoas que vendem coisas da parte de trás de um caminhão como pode ser visto aqui. Generalmente as frutos sao vendido no mercado no e?

  11. laurenweiss Says:

    O meio ambiente no Brasil é muito diferente do que nos Estados Unidos. Por exemplo, quando visitamos as praias na cidade, eu notei que os barcos não estavam em um porto, mas que, na praia ou flutuando na água. Além disso, o meu apartamento e muitos outros, em torno têm cerca de arame farpado no topo do cercas. Prisões dos Estados Unidos tem isso, mas não apartamentos.

  12. Scott Montana Says:

    O meio-ambiente em Brasil é muito differente em todos aspeitos. Geografia, cultural, em casa, a comida, e mais. Moro em Kansas, e la em Kansas só temos fazenda. Não tem praias, grandes arvores, e os animais são differentes tambem. Moro sozinho, mas aqui tenho um grande familia incluindo minha avó. A comida esta bem differente tambem, e tambem as horas de refeicão. Em Kansas, as vezes, eu como um refeicão por dia. Aqui, sempre como 3 vezes por dia e tem muitas coisas differentes comer toda vez.

  13. Daniela Lagunas Says:

    Meu Deus! O clima de Salvador é outra coisa! Agora entendo porque os baianos tomam muitos banhos/ chuveiros durante o dia. é impossível ficar fresco e limpo quando o clima é muito, muito úmido porque as pessoas suam demais. Sempre queixo me do tempo em Texas, mas acho que eu prefiro melhor do que o tempo aqui.

  14. Tessa Schoenhals Says:

    Os brasilieros adoram assistir a televisão! No meu apartamento, há TVs na sala de estar, em todos os quartos, e também ao lado da mesa na cozinha onde comemos todos os dias. O que é mais incrível é que nos bairros pobres no Brasil os residentes ainda têm TVs nas casas. As pessoas classifique a tecnologia como uma televisão como mais importante que aparelhos ou banheiros modernos, por exemplo.

  15. Somtochi Says:

    Eu notei que a maioria da dieta brasileira consiste em carne, arroz, e feijões. Quase todos os almoços que eu já comi tinham essas coisas. De fato, o prato feito (PF) consistindo de arroz, feijões, e carne , é um almoço comum. Há muitas variações de feijões no supermercado-feijão carioca, feijão branco, feijão preto, e feijão castilla. Acho que esta dieta não é estranho porque outros países na América Latina e África têm dietas parecidas.

  16. Somtochi Says:

    Como resultado de tempo de Salvador, muitos lugares têm assento ao ar livre. Em vez de construir mais edifícios para criar espaço para bares e outros lugares, estas estabelecimentos usam o ar livre como uma parte do sua empresa. Por exemplo, Mercado do Peixe é um grupo de botecos no Rio Vermelho. Esses botecos não têm edifícios grandes para entreter todas os seus clientes. Por isso, os clientes se sentam no ar livre e bebem.

  17. Lauren Says:

    Me surpreendeu que em algumas famílias, as pessoas não necessariamente jantam, almoçam ou tomam café de manhã juntas, mesmo que todos estejam em casa. Pensei que as famílias da América Latina por geral tinham relações muito perto, mais não é o caso com minha família. Parece que a tecnologia tem uma influência notável em a interação que meu irmão tem com seus pais. Meu pai disse que meu irmão prefere comer em seu quarto e jogar no computador.

    A diferença que vejo entre essa família e minha família de Michigan é que minha mãe me gritaria se eu não estivesse comendo com eles, especialmente quando há um convidado. Deve ser que ele está acostumado a ter estudantes estrangeiros em casa e que não me vê como uma convidada especial, mais como companheira de quarto.

  18. Daniela Lagunas Says:

    Acho que os baianos precisam de beber mais água devido ao tempo quente, mas eles tomam muito suco e refrigerante. Não sei como sobrevivem! Minha familia quase não toma água e minha mãe disse que eu tomou demais. Acho que os Americanos sabem a importância de beber água mas os brasileiros não.

  19. Lauren Says:

    O fim de semana passada sai com um amigo. Ele levou Edma e eu a conhecer mais de Salvador, a alguns áreas que não conheceríamos sem ele por ser turistas. Quando chegamos a um mirante que dava ao mar, não havia vaga para estacionar. Todo está muito cheio nessa cidade, por isso ele decidiu estacionar perpendicular aos outros carros e os bloqueou.

    A coisa que eu encontrei interessante foi que a segurança não se chateou quando meu amigo estacionou assim. Parece que há mais tolerância para situações de este tipo em Salvador. Eles falaram e a segurança disse que estava bem deixar o carro em frente dos outros, contanto que não demorássemos mais de 15 minutos. Nos EUA, acho que a gente receberia uma multa depois de 5 minutos.

  20. rudy Says:

    O edificio que eu moro no Salvador tem quarto portas para entrar na meu apartamento. É muito interesante porque nos Estados Unidos, eu tenho uma porta para entrar o edificio, e uma porta para entrar meu apartamento. Eu acho que os brasileiros sabem que Brasil não é muito seguro.

  21. rudy Says:

    Quando eu fui ao jogo de Espanha v Holanda, eu notei que as pessoas que não gostaram um jogador do Espanha que se chama Diego Costa, eles gritam um frase que é muito ruim. Eles usaram um “gay slur” em Portugues que rima com Diego. Nos Estados Unidos esta frase não iria ser gritada pela maioria do estadio porque somos sensiveis a essas palavras e frases.

  22. Alex Says:

    Os brasileiros adoram de ficar na praia! Dia tras dia, quando o tempo e o clima permite eles saem com suas zungas e seus biquinis de fil dental para à praia. A coisa mais surpreendente e que eles ficam aí por horas! Sentados nas cadeiras ou deitados nas cangas, curtem e bebem com os amigos e nadam. E também gostam de ir quando puderem. Acharia que eles ficariam chateados dela mas é parte de ser brasileiro. Eles gostam de passar o tempo fora desfrutando da natureza e é conveniente que a maioria do povo brasileiro mora perto da costa!

  23. Alex Says:

    O ambiente político e social do Brasil está numa situação única atualmente devido à Copa do Mundo. Muitas pessoas estão sofrendo por causa da Copa e só poucos estão beneficiando dela. Apesar de que o Brasil seja um país que ama o futebol, o povo não sabe como reagir aos problemas frentes deles. Poucos encheiam seus bolsos de dinheiro e ao mesmo tempo pessoas de clase baixa são ignoradas resultando nas greves que recentemente começaram e ainda estão aumentando em força e números. Os brasileiros saem nas ruas para que as injustiças sejam conhecidas. O ambiente político e social está mudando em frente do mundo inteiro.

  24. Lacey Koester Says:

    Compartilhei meu quarto em Senhor do Bonfim com meu irmão brasileiro. Dentro do quarto, tivemos ar condicionado. Quando voltamos a Salvador, ele comentou que nunca sairia de seu quarto se tiver ar condicionado na casa. Acho que a sociedade brasileira mudaria muito se tiver uma prevalença de ar condicionado dentro dos prédios. Hoje em dia, gente faz muita atividade na rua mas acho que mudaria.

  25. Lacey Koester Says:

    Embora que moramos península, quase nunca como os frutos do mar. Na verdade, como um monte de carne. Acho que a prevalença do carne representa a importance do produto da economia brasileira. O Brasil tem o maior rebanho de gado do mundo. Também, o país teve que aumentar o número de gado para prover para o crescimento da poblação.

  26. E Delgado Says:

    More options
    Medio Ambiente

    Visitei um colégio no bairro da Canela. Fiquei sorprendida que o colégio tinha um altar dedicado a São Antônio porque era uma escola pública. Nos Estados Unidos temos uma separação de igreja e estado, mas no Brasil não é igual. Nos espaços públicos se pode ver a influência da igreja e as religiões das igrejas ate as lojas de acarajé das praticantes do candomblé.

  27. Tessa Schoenhals Says:

    Nas casas brasileiras, é muito comum de ver formigas nas cozinhas, nos banheiros, e as vezes nos quartos. Eles são um parte no meio ambiente normal e por isso, as pessoas não fazem muito para as matar e eliminar porque sabem que eles sempre vão voltar. Isto é uma diferença entre Brasil e os Estados Unidos. Nos Estados Unidos, formigas perto da comida seriam considerado muito anti higiênico.

  28. Juliana Torres Says:

    Uma coisa muito problemática que eu já notei é a falta de acessibilidade à agua para tomar e à agua gratuita em todos os lugares, na minha casa, restaurantes, nos lugares públicos, etc. Isto é direitamente influenciado pelo meio ambiente e como não é tão fácil como nos EU fazer a agua limpa e purificada. Isto tem que ver com a tecnologia e seu progresso no brasil, e como é avançada para utilizar o seu meio ambiente para o bem do país. Claramente, ainda se precisa fazer mais para melhorar o acesso a agua limpa e purificada no Brasil, mais isso não parece ser uma prioridade hoje em dia no país.

  29. Juliana Torres Says:

    os primeiros dias no Brasil eu fiquei um pouco surpresa a ver bastante lixo nas ruas. Lixo que causa muito o cheiro desagradável que fica no ar. No Brasil parece ser que não existe muito controle sobre o bagunceio das pessoas. Nos EU existe muitas propagandas contra o bagunçaço do lixo, por exemplo “don’t mess with texas” que até se poderia ser multado por botar lixo numa rua americana. Eu acho que isto fala muito sobre o jeito brasileiro em que não se preocupam muito por o meio ambiente como os Americanos. Se importam mais sobre as coisas que os afeitam direitamente como não ter que ficar com o seu lixo até encontrar um cesto de lixo. Eu faço isso muitas vezes nos EU a fim de não afeitar negativamente o meio ambiente que o faço sem pensar.

  30. Matt Says:

    cada vez que eu fui para a praia no porto da baha a gente aplaudiam para o por de sol. Eu achei muito bonito que a gente todos os dias aplaudiam o por de sol como se eles estiverem agradecindo a deus por deixar eles ver outro dia. Nós estados unidos a gente nunca faz isso.

  31. Matt Says:

    Outra coisa que eu achei interessante do meio ambiente foi que a gente de nosso apartamento dão comida para os animais que moram perto do prédio. Por exemplo afora de nossa janela a gente da comida para os pássaros e também para os cachorros. Nós estados unidos acho que a gente jamais daria comida para animais que não fossem deles.

Leave a Reply

